Sorry, your version of Internet Explorer is too old to view SurfersVillage.com properly.

Why not try Chrome instead.

zo

Villages:

ASP WQS Azores Islands O’Neill Pro na Ribeira Grande

 


 




Azores Islands O’Neill Pro
Presented by Nissan

ASP 6 Star Mens WQS event
Ribeira Granda, Azores
25 - 30 August 2009

100 melhores surfistas do ranking mundial presentes na Ribeira Grande

Surfersvillage Global Surf News, 31 July, 2009 : - - Estão encerradas as inscrições para a etapa do circuito mundial de surf mais esperada deste Verão, que trarão representantes de vinte nações, entre 25 e 30 de Agosto, à ilha de S. Miguel, nos Açores.

Limitadas a 144 surfistas, todas as etapas de seis estrelas do circuito mundial de surf de qualificação (WQS) da Association of Surfing Professionals (ASP), a entidade que rege os destinos do surf profissional em todo o mundo, são bastante procuradas pelos melhores atletas mundiais, que procuram conquistar a grande quantidade de pontos oferecidos por estas provas, de forma a uma possível qualificação para o Grand Slam do surf mundial – o World Tour.

Assim, o Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan não foi excepção e, embora se realize pela primeira vez este ano, pode já orgulhar-se de contar com a presença de algumas lendas do surf mundial, bem como dos líderes da nova geração, aqueles surfistas que irão disputar o título mundial muito em breve.

Entre as lendas, destaque absoluto para o havaiano Sunny Garcia e para o brasileiro Neco Padaratz, dois lutadores incansáveis e figuras carismáticas do circuito mundial de surf profissional, que estarão presentes nesta prova com 145.000 dólares de prize-money.

Sunny foi campeão mundial em 2000 e afastou-se da competição voluntariamente em 2005, mas a enorme competitividade natural deste havaiano, que é ainda hoje o surfista com maior número de vitórias no circuito mundial WQS (22), levou-o a voltar ao circuito de qualificação em 08, ficando muito perto de conseguir uma nova vaga no World Tour à primeira tentativa.

Este ano, após uma cirurgia a um joelho em Janeiro, Garcia está a voltar à competição agora, esperando conseguir algo que nenhum surfista conseguiu antes – a qualificação para o Grand Slam aos 40 anos!

Já Neco Padaratz, de 33 anos, membro mais novo de uma família de três irmãos surfistas, da qual o seu irmão Teco foi um dos mais altos representantes brasileiros no circuito mundial, foi sempre considerado como um potencial campeão mundial, mas a sua carreira tem sido assombrada por um problema grave nos músculos dorsais.

Afastado do World Tour desde meados de 08, precisamente devido ao agravamento dessa lesão, Neco voltou a competir muito recentemente e só participou até agora em três provas. Venceu uma, foi segundo classificado noutra e décimo sétimo noutra.

Embora exista a possibilidade de obter um wildcard da ASP para todo o World Tour de 2010, o seu objectivo é qualificar-se também através do WQS, competindo apenas no mínimo de provas a contar para o ranking final – sete. Difícil? Sim. Já alguém conseguiu antes? Sim. Quem? Neco Padaratz!
Mas existem mais destaques entre os restantes 142 surfistas presentes no Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan.


Oito dos actuais top 45 do Grand Slam estarão presentes, entre os quais os europeus Aritz Aranburu e Tim Boal, bem como o norte-americano Nathaniel Curran, campeão do circuito WQS em 08.

E por falar em europeus, o continente que mais talento emergente tem mostrado no circuito mundial de surf contará com cerca de trinta participantes nesta prova, entre os quais cinco surfistas portugueses – João Guedes, líder do ranking nacional e melhor português no circuito WQS; Ruben Gonzalez, tetra-campeão nacional e segundo melhor português no WQS; Miguel Ximenez, ex-campeão europeu júnior e sénior, que tem acompanhado Guedes e Ruben a algumas etapas; Justin Mujica, ex-campeão nacional e europeu profissional, a recuperar de uma lesão; e o júnior Tomás Valente, a fazer jus ao seu nome.

Se contarmos ainda com a presença dos irmãos gémeos Luca e Joackim Guichard, dinamarqueses residentes no Algarve e, no fundo, representantes também do surf luso, então essa conta sobe para sete presenças nacionais.

Mas candidatos ao título não vão faltar e entre eles estarão seguramente alguns atletas internacionais da nova geração, que têm dado cartas no circuito deste ano. Nomes como os dos brasileiros Jadson André, Wiggolly Dantas, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Jean da Silva ou William Cardoso serão com certeza alguns dos atletas de quem ouviremos falar nesta etapa. 


Os australianos Owen Wright, Adam Melling, Matt Wilkinson, Blake Thornton e Leigh Sedley, os irmãos norte-americanos Patrick, Tanner e Dane Gudauskas, os seus compatriotas Nathan Yeomans, Austin Ware, Cory Lopez e Brett Simpson (vencedor do US Open, a etapa mais recente e mais premiada deste circuito, além da mais disputada até agora), os sul-africanos Travis Logie, Brandon Jackson e Royden Bryson ou mesmo os improváveis Masatoshi Ohno, do Japão, e Marco Giorgi, do Uruguai, estarão seguramente entre os destaques.

“Estamos muito satisfeitos com o número e a qualidade dos inscritos,” afirmou Rodrigo Herédia, ex-campeão nacional e europeu de surf e co-organizador do Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan. “Entre ex-competidores do World Tour e grandes talentos da nova geração, é bom ver o nosso esforço premiado com tão bons atletas, que demonstraram grande interesse na prova, como está bem patente na existência de uma lista de espera, para eventuais desistências de última hora,” concluiu o mentor deste evento.

Tudo a postos para um grande espectáculo de surf, de 25 a 30 de Agosto, na Praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, S. Miguel, Açores, assim Neptuno providencie uma boa ondulação para essa altura, o que é bastante provável.

O Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan é uma prova de 6 estrelas do circuito mundial de surf de qualificação da ASP, organizada pela União dos Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA) e pela DAAZ Eventos, e conta com o alto patrocínio do Turismo dos Açores, com o patrocínio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, da O’Neill, da Nissan, da Sumol e da TMN, bem como com os apoios da SATA, Açores Piscinas, Homelife, Marques, CrediTotal, Surf Portugal, Diário de Notícias, 24 Horas, Surf Total, RTP Açores e RDP Açores.

Previous reports:
# 1 :
Coming soon
# 2 :
Coming soon
# 3 :
Coming soon
# 4 :
Coming soon  

www.purofeeling.com 
 
What's your take on this?
Post your thoughts: SV Forum

New Survey: Map Surfing’s future 


More Australasian Surfing News available here
Check the latest Australasian Surf Reports and Forecasts

New! B2B News ASBE-Surf   |  Receive News-Alerts


Press release

WQS Contests - Surfersvillage




Preview random pages
Purchase digital &/or print version

Viewed: 
Weight: 
0
 
 

Latest photos

Newsletter

Follow us and sign up to our daily newsletter