Sorry, your version of Internet Explorer is too old to view SurfersVillage.com properly.

Why not try Chrome instead.

zo

Villages:

Nokia Pro/Mar desce mas nível de surf sobe na Lourinhã

 


Margarida Guerra : photo Alfarroba - Ricardo Bravo




Nokia Pro

Campeonato Nacional de Surf Buondi 2006
Praia da Areia Branca, Lourinhã, Portugal
21 - 23 Julho 2006


Mar desce mas nível de surf sobe na Lourinhã


Surfersvillage Global Surf News, 22 July, 2006 : - - O segundo dia do Nokia Pro começou com fracas condições de mar, mas com o nível dos atletas a manter-se nos píncaros. Com dois rounds arrumados, os 32 atletas masculinos em prova deram mostras do porquê de estarem este sábado na Praia da Areia Branca, a disputar mais uma etapa do Campeonato Nacional de Surf Buondi 2006.


João Guedes parece ser o homem a bater nesta etapa, uma vez que, desde o segundo round, tem vindo a ter prestações inacreditáveis dentro de água. No seu heat contra José Gregório (que passou em segundo), João Mealha e Tiago Costa, Guedes, mais uma vez, conseguiu pontuar uma onda de 8.50 e outra de 6.83, numa fase de maré em que os restantes atletas lutavam para obter ondas na casa dos 5 pontos. Já ontem tinha sido o melhor homem em prova, com a melhor onda e a melhor pontuação no final do dia. Proeza que... quase repetiu este sábado!


Por seu turno, o bi-campeão nacional em título, Ruben Gonzalez, parece ter “acordado”, mostrando o surf fantástico a que nos habituou anteriormente e afastando definitivamente a “menos boa” prestação de ontem. O actual líder dos rankings nacional e europeu tratou de passar a sua bateria à frente de Ricardo Pires (irmão mais velho de Tiago Pires, o «Saca», ausente desta etapa), enviando mais cedo para casa Francisco Morgado e Leonard Belime.


Uma das baterias mais aguardadas do dia era a que reunia quatro veteranos do surf português: Amílcar «Mica» Lourenço, Bruno «Bubas» Charneca, Marcos Anastácio e Rodrigo Herédia. Naquela que era nitidamente a reedição de uma qualquer final de há dez anos, Herédia levou a melhor, acompanhado para os quartos-de-final por Anastácio. Pelo caminho ficaram Mica Lourenço e o recém retornado ao Nacional Open, Bubas.


Mas a bateria mais emocionante do dia foi a de Paulo «do Bairro» Rodrigues, Luca Guichard, Miguel Ximenez e João Alexandre «Dapin». Dois veteranos contra dois rookies! Numa luta desenfreada em ondas que estavam longe de mostrar todo o potencial destes surfistas, Ximenez esteve quase todo o tempo a liderar o heat, mas os minutos finais foram decisivos, com a passagem de Paulo do Bairro, em primeiro, para os quartos-de-final e o jovem surfista algarvio Luca Guichard, que já esta quinta-feira venceu a segunda etapa do Pro Junior e agora parece querer levar outro prémio para casa. Quem não vai com boas recordações da Areia Branca é Dapin, que, apesar de um bom segundo round, teve alguma dificuldade em encontrar-se hoje com as ondas certas.


Para terminar esta fase, João Antunes, sempre em família e muito calmo fora d'água, “rebentou a escala” no último heat, conseguindo a maior pontuação da prova até agora, 16.17 em 20 pontos possíveis, deixando todos os seus adversários a necessitarem de uma combinação de duas ondas para o alcançarem. Com um grande espectáculo de surf e uma verdadeira lição de competitividade, Antunes levou Edgar Nozes atrás de si e lidera agora o Fiat Top Score, que atribui um carro Fiat, durante uma semana, ao atleta que conseguir a melhor pontuação na prova.


Meninas mostram as garras
Mas mesmo antes dos homens molharem os fatos, as meninas foram chamadas para dentro de água, para disputarem os quartos-de-final. O grande destaque da manhã vai para Vera Costa, que acabou o seu heat em segundo, mas não sem antes ter disputado muito renhidamente a primeira posição com a veteraníssima Patrícia Lopes. Margarida Guerra foi outra surfista que mostrou estar em grande forma, tendo relegado para segundo plano a vencedora da última etapa deste Campeonato Nacional de Surf Buondi 2006, Joana Rocha. As outras vencedoras foram Joana Andrade e Francisca Pereira dos Santos, a quem se juntarão também as algarvias Mariana Canelas e Vanessa Monteiro nas meias-finais.


O dia de hoje do Nokia Pro não terminou sem antes se ter realizado a Red Bull Expression Session. Seguindo o lema da marca - “Red Bull dá-te asas!” -, esta oferece 250€ a quem “voar” mais alto. E depois de três heats extremamente disputados, foi João Guedes a aumentar este fim-de-semana a sua conta bancária, com um aéreo perfeito.


“A ideia de realizar a Expression Session mais cedo do que é habitual é um formato que já é levado a cabo pela ASP, num dia em que as ondas não estão tão grandes mas que continuam com qualidade, e aproveitando o facto de ainda estarem muitos atletas na praia”, explicou António Pedro. Para este responsável da Alfarroba, “o começo do dia foi assustador, com ondas muito pequenas, mas com a subida da maré a qualidade das ondas também aumentou, felizmente. Temos tido sorte, é uma realidade.”


Amanhã a prova volta a começar pelas 9h, com a realização das meias-finais e  final feminina, bem como do quarto round, quartos-de-final, meias-finais e final masculina, sendo que os homens competirão no formato man-on-man a partir dos quartos-de-final.


Ao contrário do que aconteceu hoje, a previsão é de que o mar suba consideravelmente para amanhã, o que, a verificar-se, fará com que a Praia da Areia Branca seja o sítio certo para se estar e assistir a um fabuloso espectáculo de surf. Não perca! Se não pode deslocar-se à praia, siga a prova em http://surf.sapo.pt ou http://campeonatonacionaldesurf.sapo.pt .


O Campeonato Nacional de Surf é uma organização da Alfarroba, que conta com os importantes patrocínios da Buondi, Nokia, Red Bull, Fiat, B! e Eastpak. Esta etapa tem o patrocínio especial da Nokia, e o importante apoio da Câmara Municipal da Lourinhã.


Igualmente importantes são os parceiros de comunicação: Antena 3, Correio da Manhã, SportTv, RTP, Record, SurfPortugal, SportLife, Surflower, Surf.Sapo.Pt, Surfersvillage.com, e o circuito conta ainda com o forte apoio da PT Comunicações, Scott, Tsunami, Epson, Chipmix, Polen, Active Life Health Clubs, Fonte Viva, Vista Alegre, Easy Bus, Associação Nacional de Surfistas e Federação Portuguesa de Surf.


http://campeonatonacionaldesurf.sapo.pt

 






Previous reports:
# 1 : Nokia Pro começa na próxima semana em Lourinha...
# 2 : Terceira etapa Campeonato Nacional de Surf Buondi..
# 3 : Coming soon
# 4 : Coming soon




New! Get the latest news with Surfersvillage News-Alerts






  Updated & Revised European Surforecasts
  More European surfing news available here



Beatriz Lopes Chaves

CNS Contests – Surfersvillage 


Viewed: 
Weight: 
0
 
 

Latest photos

Newsletter

Follow us and sign up to our daily newsletter