Over:-Quiksilver Pro Gold Coast
 Over:-| 2009 Roxy Pro Gold Coast 
 Over:-| Smarts Concrete Agnes Water

Quiksilver Pro Oz 09
Poll
Where will the first 2009 World Tour event winner come from
Africa ?
Australia ?
USA ?
Hawaii ?
Europe ?
USA ?
    View Results
 Latest News
 Joel Parkinson claims 2009 Quiksi...
 Jim Beam Nat Surftag final to be ...
 6 Star Estoril Quiksilver Pro com...
 Volcom European 2009 VQS title to...
 Pukas team rider Adriano de Souza...
 Ace Cool blogs about North Shore ...
 Otis Carey from Coffs Harbour tak...
 EMU Australia appoints Andy Knowl...
 Perry Ellis names Gary Rubin Dire...
 Lafuma group selects Centerstone'...
 Gavin Beschen focus of Volcom Hou...
 SurfAid reaches major milestone i...
 Billabong XXL Global Big Wave Awa...
 Hurley signs on as the US Open of...
 ISA VP Alan Atkins named 09 World...
Surfersvillage Surf Camps
Surfersvillage Logo Kustom Air Strike
  • Shaper's Bay
  • Surf Camps
  • Surf Schools
  • Photographers
  • Von Zipper Rockford
    Slide Magazine
    Tropicsurf Travel
    Aquatic Life Magazine
    Surfers Mag 05-08
    surfers
    Quiksilver Foundation
    Roxy Pro Gold Coast 2009
    Hanging out
    Rip Curl TV Keala Kennelly Seabase CJ Hobgood Olasperu_60x50_2008 Jon Jon & Nathan Florence Surf Expo
      Africa     Australia     Brazil     Europe     Hawaii     USA     Industry     Int'l     Newswire  
    Make a comment Print the news: Billabong Surf ECO Festival: Jacqueline Silva faz a melhor Printer friendly Send to a friend
    Billabong Surf ECO Festival: Jacqueline Silva faz a melhor
     

    Jacqueline Silva : photo Smorigo
     




    Billabong Surf ECO Festival
    Apresenta Nova Schin

    ASP 5 Star WQS Men's Event #17
    ASP 5 Star WQS Women's Event #5
    Praia do Forte, Bahia Brazil
    17 - 22 July 2008

    Live Coverage  | Results/Photos/Videos etc

    Jacqueline Silva faz a melhor estréia no fundo de coral de Papa Gente, na Praia do Forte

    Surfersvillage Global Surf News, 17 June, 2008 : - - A categoria feminina inaugurou o Billabong Surf ECO Festival na paradisíaca Praia do Forte, em Mata de São João, no litoral norte da Bahia. A terça-feira ficou toda reservada para as meninas e o primeiro destaque nas boas ondas de 1 metro de altura no fundo de coral de Papa Gente foi a brasileira Jacqueline Silva.

    Todas as competidoras foram divididas em doze baterias e a catarinense registrou os primeiros recordes do campeonato, recebendo a maior nota – 9,77 – no maior placar da primeira fase – 17,17 pontos de 20 possíveis. As classificadas ainda entraram no mar outra vez e na quarta, quinta e sexta-feira só terá competição masculina, com tudo indicando que as ondas começam a subir já a partir da quarta-feira.

    No primeiro dia do Billabong Surf ECO Festival, as séries tinham 1 metro de altura e apresentavam boa formação para a estréia das meninas na Praia do Forte. A primeira vitória foi conquistada pela paraibana Diana Cristina, que no início da tarde manteve a invencibilidade na segunda fase. “Estou muito feliz por ter começado bem. O mar está um pouco difícil, mas consegui achar duas ondas nas baterias para vencer”, falou a índia paraibana da Tribo Potiguara apontada como uma das maiores revelações dos últimos tempos no surfe feminino brasileiro, que nunca tinha competido em praia com fundo de coral no Brasil.

    “É um pouco estranho, mas tem boas ondas e o pico é show, muito bonito”, elogiou Tininha, como Diana Cristina é mais conhecida. Já o primeiro sufoco quem passou foi a francesa Lee Ann Curren, filha do tricampeão mundial da década de 80, Tom Curren. Ela quebrou sua prancha, perdeu muito tempo para trocar o equipamento andando com cuidado pelo recife de corais e ainda assim conseguiu se classificar na bateria.

    “Ainda bem que eu peguei uma onda boa antes de quebrar a prancha, pois demorei bastante para pegar outra por causa dos corais que tem que ter cuidado para não cortar o pé. Estou feliz porque essa é a primeira vez que eu passo para a fase das 24 atletas numa etapa importante do WQS”, falou Lee Ann Curren

    Só que ela acabou eliminada na segunda rodada pela cearense Silvana Lima e pela neozelandesa Paige Hareb. Apesar da derrota elogiou a Praia do Forte e vai levar alguns arranhões no braço esquerdo de lembrança de Papa Gente.

    “Parece um paraíso isso aqui e gostei muito das ondas também, apesar dos corais. Eu até cortei meu braço (esquerdo) e só vi isso agora. Acho que porque estava tão adrenalizada na bateria, para trocar de prancha depois que ela quebrou, que nem senti nada”, contou Lee Ann Curren.

    BRASILEIRAS DO WCT - Em seguida estrearam no Billabong Surf ECO Festival as duas representantes do Brasil na elite do WCT. A primeira delas foi a número 3 do mundo no ano passado, a cearense Silvana Lima, uma das muitas atletas patrocinadas pela Billabong. “Estou feliz em estar voltando a competir, pois passou uns três meses já sem competição nenhuma, a próxima etapa do WCT é só em agosto, então resolvi correr esses WQS para ganhar ritmo de competição de novo.

    Eu já conhecia a Praia do Forte e fiquei muito feliz quando soube que o campeonato ia ser aqui, porque esse lugar é show e vai ser bom para a galera de fora saber que tem fundo de pedra no Brasil com boas ondas também”, elogiou Silvana Lima.

    Já a catarinense Jacqueline Silva deu um verdadeiro show surfando uma onda espetacular que valeu a maior nota do primeiro dia – 9,77 – e também registrou outro recorde de 17,27 pontos para o Billabong Surf ECO Festival. “Não poderia ter uma estréia melhor. Hoje nem está o melhor dia de ondas, a formação está bem difícil até, mas já estou dois dias surfando direto aqui e tive a felicidade de pegar as ondas boas na bateria.

    A prancha está boa e essa estréia foi resultado do meu esforço, pois venho treinando bastante em Floripa depois que voltei da Austrália para poder dar uma recuperada, porque não comecei bem a temporada e espero que a virada seja nesse campeonato”, falou a atual campeã mundial do WQS, Jacqueline Silva.

    ATAQUE DE TUBARÃO - Outra atração do Billabong Surf ECO Festival é a havaiana Bethany Hamilton, que teve o seu braço esquerdo arrancado num ataque de tubarão em 2003 na ilha de Maui, porém não gosta de falar disso, só da sua participação nas competições.

    E ela está bem próxima da zona de classificação para o WCT, em nono lugar no ranking do WQS que indica seis surfistas para completar a elite mundial feminina. Em sua estréia na Bahia, passou em segundo lugar para a segunda fase, atrás da catarinense Gabriela Leite.

    “Eu estou bem confortável aqui por já ser acostumada a surfar em praias com fundo de coral ou pedra, então fiquei tranqüila e ainda bem que passei a bateria”, falou a havaiana, que prefere não falar ainda de classificação para o WCT. “Procuro não projetar muito no futuro e só me concentrar em cada onda, cada bateria, cada campeonato, então agora só estou me preocupando em dar o melhor de mim nessa etapa”.

    PREOCUPAÇÃO ECOLÓGICA - Enquanto as meninas competiam, muitos surfistas estiveram em Papa Gente para acompanhar o WQS Feminino do Billabong Surf ECO Festival, pois o masculino só começa na Praia do Forte nessa quarta-feira. Sem exceção, todos elogiaram bastante o lugar e a estrutura montada pela Dendê Produções e Axé Mix, responsáveis pela produção geral do evento.

    “O mais importante era não deixar a Bahia fora do contexto internacional, pois há 4 anos sempre tem etapa no estado”, destaca Railton Lemos, da Dendê Produções.

    “Foram 2 anos de masculino na Costa do Sauípe e 2 de feminino lá em Itacaré, então agora, com uma empresa baiana produzindo o evento facilita bastante e estamos aqui nesse lugar maravilhoso que é a Praia do Forte fazendo dois campeonatos num só, o feminino começando hoje e o masculino amanhã também com surfistas de várias partes do mundo”, ressalta Railton, que falou sobre outro diferencial da Praia do Forte.

    “A questão da ecologia é muito forte aqui e para fazer o evento tivemos que recorrer a vários órgãos. Contamos com a importante parceria do IBAMA e do Projeto TAMAR, bem como da Petrobras, para conseguirmos as licenças ambientais, pois esse local é uma Área de Proteção Ambiental (APA). Enfim, terão várias palestras e outras atividades para engrandecer o evento com um contexto totalmente diferente que é essa preocupação com a preservação ecológica, além das ondas que prometem bastante nessa semana”.

    O Billabong Surf Eco Festival é uma realização da Dendê Produções e Axé Mix, com patrocínio da Petrobras, Governo do Estado da Bahia, Nova Schin, Iberostar Bahia e Shopping Iguatemi, além do apoio da Von Zipper, Kustom, Nixon, Uranus 2, rede Out Light, AL2, Mídia Bus, Prefeitura Municipal de Mata de São João e Federação Baiana de Surf (FBS).

    FASE INICIAL FEMININA – estréia de todas as competidoras inscritas:
    01: 1-Diana Cristina (PB), 2-Paige Hareb (NZL), 3-Taís de Almeida (RJ), 4-Valeria Sole (PER)
    02: 1-Claire Bevilacqua (AUS), 2-Lee Ann Curren (FRA), 3-Juliana Quint (SC)
    03: 1-Erica Hosseini (EUA), 2-Leilani Gryde (HAV), 3-Nathalie Martins (PR)
    04: 1-Silvana Lima (CE), 2-Marina Werneck (SC), 3-Priscila Godim (BA)
    05: 1-Jacqueline Silva (SC), 2-Rebecca Oakley (AUS), 3-Francisca Santos (PRT), 4-Chantala Furlanetto (SC)
    06: 1-Tita Tavares (CE), 2-Alana Blanchard (HAV), 3-Kyla Langen (EUA)
    07: 1-Gabriela Leite (SC), 2-Bethany Hamilton (HAV), 3-Brigitte Mayer (RJ), 4-Tammy Lee Smith (AFR)
    08: 1-Cláudia Gonçalves (SP), 2-Rosanne Hodge (AFR), 3-Crystal Vail (AUS), 4-Carla Circenes (BA)
    09: 1-Rebecca Woods (AUS), 2-Kim Mayer (EUA), 3-Amandine Sanchez (FRA), 4-Renata Tambom (BA)
    10: 1-Monik Santos (PE), 2-Airini Mason (NZL), 3-Sarah Beardmore (AUS)
    11: 1-Nikita Robb (AFR), 2-Bruna Schmitz (PR), 3-Joana Rocha (PRT)
    12: 1-Sally Fitzgibbons (AUS), 2-Ornella Pellizzari (ARG), 3-Jessica Hickson (AUS)

    João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America - (48) 9988-2986
    ...ou Engenhoca Comunicação – Assessoria de Imprensa do Billabong Surf Eco Festival:
    Yordan Bosco e Camile Maltez – (71) 9985-2117 ou (71) 9938-2116
    ...ou Karol Lopes – Comunicação da Billabong no Brasil - klopesbillabong.com.br

    Previous reports:
    # 1 :
    Coming soon
    # 2 :
    Coming soon
    # 3 :
    Coming soon
    # 4 :
    Coming soon  

    www.billabong.com.br
    www.surfecofestival.com.br
    www.aspsouthamerica.com.br

    More Surfing News available here
    Check the latest Surf Reports and Forecasts 

    New! B2B News ASBE-Surf   |  Receive News-Alerts

    Yordan Bosco 

    Contests - Surfersvillage


    - - News and Announcements presented by - -

    Quiksilver Pro Oz 09

      - Miss Reef -o-   Mavericks Contest Surforecast  -o- Contests Registry -

    Roxy Pro Gold Coast 2009

     -o-  Eddie Swell updates, videos & interviews   -o-   



    -  Surfers Habits Survey  -o-  The Surfing Yearbook -

    The Surfing Yearbook - special offer


    More News                  

    Surfos Issue 40

    About us | Copyright | Disclaimer | Privacy | Contact Us | Links | Site Map
    Wahinesurfing | Globalsurfnews | Surforecasts | Surfing Yearbook